domingo, 28 de Abril de 2024  16:08
PESQUISAR 
LÍNGUA  

Portal D'Aveiro

Publicidade Prescrição eletrónica (PEM), Meios Complementares de Diagnóstico e Terapêutica (MCDT), Gestão de Clínicas Publicidade

Inovanet


RECEITA SUGESTÃO

Puré de Batata

Puré de Batata

Cozer as batatas. Passar no passador e juntar o leite quente com manteiga e um pouco de noz-moscada tudo misturado. ...
» ver mais receitas


NOTÍCIAS

imprimir resumo
05-01-2005

Agricultores preocupados com falta de chuva


Agricultura

Os agricultores portugueses começam a estar preocupados com a falta de chuva, com a confederação do sector a salientar que a situação mais grave é a das pastagens.

"Começa a ser preocupante, nomeadamente para as pastagens, que têm tido um crescimento muito lento precisamente por causa disso", declarou hoje à Agência Lusa o secretário-geral da Confederação dos Agricultores de Portugal (CAP), Luís Mira.

Os meses de Novembro e Dezembro foram bastante menos chuvosos em relação à média, de acordo com a página da Internet do Instituto do Água.

"As pastagens estão muito mais fracas do que o habitual", insistiu Luís Mira, sublinhando que esta situação se pode vir a traduzir em grandes prejuízos para os produtores.

Os cereais ainda não estão a ressentir a fraca pluviosidade, "mas se não chover nos próximos 15 dias vão começar a ficar também afectados".

"Os próximos 15 dias podem ser determinantes. Se a situação não se alterar começa a ser muito complicado", estimou o secretário- geral da CAP.

Se continuar a faltar chuva e o frio for embora também as árvores de fruto podem ser prejudicadas: "Se ainda por cima deixar de estar frio as árvores começam a florir mais cedo, porque pensam que é Primavera".

Luís Mira disse ainda esperar que a falta de chuva não afecte a capacidade de armazenamento das albufeiras, para que as culturas de Verão não sejam prejudicadas.

De acordo com o Instituto da Água, a única albufeira que pode ter problemas de fraco armazenamento de água é a do rio Arade, em Silves.


ACESSO

» Webmail
» Definir como página inicial

Publicidade

TEMPO EM AVEIRO


Inovanet
INOVAgest ®